Menu ingressos/tickets
home / Notícias
Explore o AquaRio
Explore Organize a sua visita

Siga-nos
11Abr

Pra onde vai o lixo do AquaRio?

 O Aquário Marinho do Rio, como um importante equipamento voltado para educação e pesquisa e conservação, pautado no respeito à vida e ao bem-estar dos animais, cumpre seu papel de pilar de sustentabilidade para a sociedade.

 
Traduzindo o DNA do Grupo Cataratas - empresa que atua na gestão de serviços voltados ao ecoturismo e responsável somente na cidade do Rio de Janeiro pelo AquaRio, Paineiras Corcovado com o Cristo Redentor e o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, RioZoo -  o AquaRio apresenta projeto pioneiro para a gestão de resíduos gerados tanto por colaboradores, quanto por visitantes. Com o objetivo de aumentar a quantidade de lixo reciclável que não obteve contato com resíduos orgânicos, no lobby, onde acontece a maior geração de detritos recicláveis, podemos encontrar lixeiras nas cores azul, que representa local destinado ao descarte dos mesmos. Além da existência de coletores diferenciados para resíduos orgânicos e resíduos recicláveis em todo o aquário, foi vista a necessidade da instalação de piloto para triagem (separação entre reciclável e orgânico) dos resíduos in loco.
 
A triagem de resíduos in loco visa a separação dos resíduos ainda dentro do AquaRio para que possa ser disposto corretamente pela empresa que realiza a coleta. Esta técnica se tornou uma alternativa ambientalmente viável, visto que os resíduos recicláveis não serão contaminados pelos resíduos orgânicos. A coleta é feita pela empresa Lógicca e em parceria com a Cooperativa Transformando, os resíduos recicláveis gerados são levados para a cooperativa onde dezenas de famílias trabalham, usando estes resíduos como fonte de renda.
 
Após a implementação desta importante estratégia de gestão de resíduos, a quantidade de lixo destinado à reciclagem aumentou de 3,61 toneladas - Janeiro e Fevereiro 2017 - para 58,75 toneladas - Janeiro e Fevereiro 2018, um total de 66,68% de todos os resíduos gerados neste período e que foram destinados para reciclagem. 
 
Prezando sempre pela sustentabilidade e transmitindo a essência do Grupo Cataratas com a preocupação e respeito natos aos ecossistemas, o AquaRio toma medidas para promover uma visitação cada vez mais ecológica com o propósito de ressignificar a relação das pessoas com a natureza para gerar uma maior consciência de conservação. 
 
lixo 2 lixo Lixo 3 COOPERATIVA cooperativa 2
Anterior Próxima
Compartilhe
Facebook Twitter Google Plus
O maior aquáriomarinho
da América do Sul
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades do AquaRio
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso
Facebook Youtube Instagram Trip Advisor
Os WOdens