Menu ingressos/tickets
home / Notícias
Explore o AquaRio
Explore Organize a sua visita

Siga-nos
09Out

AquaRio será o maior aquário da América do Sul

O Rio de Janeiro vai abrigar o maior aquário marinho da América do Sul. Com 26 mil m² de área construída, cinco andares e 28 tanques com painéis de acrílico transparente que somam 4,5 milhões de litros de água, o AquaRio integra-se ao plano de revitalização da Zona Portuária junto a outros projetos como o Museu de Arte do Rio e o Museu do Amanhã. O Aquário Marinho do Rio de Janeiro ocupará o antigo prédio CIBRAZEM (Companhia Brasileira de Armazenamento), ao lado da recém-construída Via Binário, sendo de fácil acesso por meio de transporte público ou pessoal.

O AquaRio conta com o patrocínio da Coca-Cola, o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e a parceria estratégica das empresas Cataratas, Esfeco e Bel-Tour. Com as obras já iniciadas e lideradas pela Kreimer Engenharia, que preservará a estrutura do antigo prédio, a inauguração do espaço está prevista para 2016.

Idealizado pelo biólogo marinho Marcelo Szpilman, o AquaRio reunirá cerca de oito mil animais de 350 espécies diferentes. O público poderá visitar os tanques e ter a oportunidade de ver mais de perto tubarões e peixes das mais variadas espécies. Além disso, o visitante poderá interagir com alguns animais nos chamados tanques de toque, enquanto no Recinto Oceânico e de Mergulho uma atividade à parte oferecerá a oportunidade de participar de um mergulho real com peixes, raias e tubarões. Outras atrações inéditas como o Aquário Virtual – que por meio de tecnologias inovadoras e total interatividade permitirá ao visitante acesso ao real e ao virtual ao mesmo tempo – e o Museu de Ciências – com exposições permanentes e temporárias sobre os mais variados temas relacionados ao ambiente marinho e aquático – fazem do AquaRio um programa familiar, educativo e prazeroso.

Uma parceria com o Departamento de Biologia Marinha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tornou possível a criação do Centro de Pesquisas Científicas, que objetiva o desenvolvimento de estudos e o gerenciamento educacional de alunos e estagiários no aquário, criando novas oportunidades de pesquisa da vida marinha. Também será criado um Centro de Conservação da Biodiversidade com a função de preservar animais com risco de extinção, reproduzindo-os em cativeiro para posterior reintrodução em seu habitat natural.

A responsabilidade com o meio ambiente é também uma forte preocupação do AquaRio. Nesse sentido, um Centro de Educação Ambiental promoverá eventos e programas para aproximar as pessoas dos animais e ecossistemas marinhos e fortalecer a consciência da preservação e da sustentabilidade.

A expectativa é de que, quando aberto para visitação pública, o AquaRio receba de quatro a cinco mil visitantes por dia, representando um novo ponto turístico para a cidade do Rio de Janeiro. O aquário funcionará todos os dias, de 9 às 18 horas, e contará também com espaços dedicados a lojas, cafés, restaurantes e lanchonetes para oferecer mais comodidade ao público.

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro, ou AquaRio, será um equipamento moderno e multifuncional de lazer, entretenimento, cultura, pesquisa, conservação e educação ambiental que criará a oportunidade da cidade do Rio de Janeiro oferecer a visitação de um espaço único com atrações e tecnologias inovadoras ainda não vistas no Brasil.

Direção e Responsabilidade Técnica

A concepção e responsabilidade técnica do projeto é do reconhecido biólogo marinho Marcelo Szpilman, diretor-presidente do AquaRio. Com respeitada atuação na área de meio ambiente há mais de 20 anos, Marcelo Szpilman é também autor de cinco livros sobre seres marinhos, peixes e tubarões, membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro (área de Meio Ambiente e Sustentabilidade) e colunista da Rádio SulAmérica Paradiso FM 95,7 com o boletim ECO PARADISO sobre meio ambiente e sustentabilidade.

Estruturação Técnica e Financeira e Construção

O AquaRio é o único empreendimento de lazer e cultural do Porto Maravilha  viabilizado com recursos integralmente privados. A Kreimer Engenharia, empresa carioca com 49 anos de experiência em empreendimentos complexos e especializada  em  obras comerciais e de  entretenimento, foi a empresa que  assumiu o  desafio de viabilizá-lo em 2008.  Com um cuidadoso trabalho de estruturação financeira e técnica, viabilizou as fases preliminares e criou o ambiente técnico comercial adequado  para o AquaRio sair do papel.  Após a  viabilização do empreendimento, assumiu a  Gestão dos Projetos Técnicos  e a Construção do complexo que será inaugurado em 2016.

Realização

O AquaRio foi concebido pelo Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro, entidade 100% carioca, criada em 2006 especificamente para capitanear a implantação e operação de um aquário marinho no Rio de Janeiro.

O AquaRio conta ainda com a viabilização e parceria estratégica de Cataratas do Iguaçu S/A, empresa que trabalha em parceria com o ICMBIO na administração da visitação nos espaços de uso publico concessionados do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (desde 1999), do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, em Pernambuco (desde 2010), e do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro (desde 2012); Esfeco Ltda, especializada em ferrovias e arrendatária da Estrada de Ferro do Corcovado (Trem do Corcovado) desde 1984; e Bel-Tour turismo e transporte Ltda, especializada em transporte rodoviário, operando desde 1963, e permissionária do ICMBIO desde 2007. As três empresas são ainda concessionárias do Complexo Paineiras-Corcovado desde 2012 (em obras com inauguração prevista para 2016).

Outros Parceiros


Titular da Alhora Arquitetos Associados, Alcides Horacio Azevedo está à frente da concepção e desenvolvimento do projeto arquitetônico.

A cargo da Comunicação e Marketing está a Prole. O AquaRio conta ainda com a parceira da empresa Ydreams, especializada em soluções tecnológicas e responsável pelo projeto conceitual e experiências interativas do aquário virtual do AquaRio.

Patrocínio e Apoio

A Coca-Cola é a primeira grande empresa patrocinadora do AquaRio, que também conta com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Compartilhe
Facebook Twitter Google Plus
O maior aquáriomarinho
da América do Sul
Cadastre-se para ficar por dentro das novidades do AquaRio
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso
Facebook Youtube Instagram Trip Advisor
Os WOdens